Entre os dias 12 e 16 de julho de 2023 ocorrem grandes mudanças no tempo no Brasil e em outros países da América do Sul, com a formação de um grande e forte ciclone extratropical, a formação de uma frente fria e o deslocamento de uma forte massa de ar frio de origem polar.

 

O processo de formação do ciclone extratropical terá efeito sobre o Paraguai, no Sul do Brasil, no Uruguai e no norte da Argentina podendo causar ventos fortes, fortes pancadas de chuva, raios e queda de granizo. 

 

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo. 

 

Quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo.

 

O ciclone que se forma entre os dias 12 e 13 de julho de 2023 sobre o Sul do Brasil deve alcançar valores de pressão atmosférica um pouco abaixo de 1000 hectopascais (hPa), que é uma medida da pressão atmosférica. Tecnicamente valores de pressão atmosférica próximas e abaixo dos 1000 hPa são considerados potencialmente perigosos e geradores de transtornos como temporais e ventania.

Passo a passo do ciclone extratropical e do ar frio de 12 e 14 de julho

 

Os infográficos explicam passo a passo como ocorre a formação e o deslocamento do ciclone extratropical, a atuação da frente fria e da forma massa de ar frio entre os dias 12 e 14 de julho de 2023.

 

No dia 15 de julho, o ar frio polar será intenso no Sul, com previsão de geada em grandes áreas dos três estados. Pode gear forte.

fonte: CLIMA TEMPO