Os proprietários da Charcutaria Caravaggio, Mayara Dettoni Rocha Neis e Ediney Neis, já estão a caminho para participar da prestigiada Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo (Expovitis), que será realizada de 19 a 21 de julho no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal, Brasília.

Nesta edição da feira, queijos, salames, azeites, vinhos tintos, brancos e espumantes estarão entre os produtos comercializados por 19 produtores rurais vencedores de edições anteriores do Prêmio CNA Brasil Artesanal. Estes produtos serão exibidos em estandes individuais organizados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os produtores rurais participantes vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo o Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo e Paraná. Fernanda Regina Silva, assessora técnica e organizadora do Prêmio CNA Brasil Artesanal, destaca que todos os expositores foram finalistas nos concursos promovidos pela CNA.

“Esta é uma excelente oportunidade para que esses produtores apresentem seus produtos ao público da feira e acessem novos mercados. A ação faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que visa valorizar os pequenos e médios produtores rurais, focando na profissionalização da atividade e na agregação de valor aos alimentos que produzem”, afirma Fernanda.

Durante a Expovitis, a CNA realizará quatro degustações diárias para o público. Fernanda explica que o objetivo é apresentar ao consumidor final a diversidade e a qualidade dos 19 produtos que serão comercializados, com harmonizações guiadas por um especialista.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal, uma das iniciativas do programa desde 2019, já premiou produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites, vinhos, espumantes e café. Atualmente, uma edição do prêmio está em andamento para produtores de mel de todo o país.

Rio Grande do Sul em Destaque – Fernanda informa que dos 19 produtores presentes na Expovitis, 12 são do Rio Grande do Sul, que se dirigem a Brasília para comercializar seus produtos. Essa iniciativa do Sistema CNA/Senar visa apoiar as famílias do campo no estado após as dificuldades enfrentadas com as enchentes recentes. “Eles enfrentam grandes desafios para escoar a produção e acessar mercados após o ocorrido”, destaca Fernanda.

Produtos que serão comercializados na Expovitis 2024:

Vinhos e Espumantes: Três Castas (RS) / Cabana Do Vale (PE) / Quinta do Carcará (MG) / Vinhos Sanabria (RS) / Vinhos Triacca (DF) / Sapienza (PR) / Daomus Mea (RS) / Vinhos Valparaiso (RS) / Vinhos Zotis (RS) / Vinhos Foresti (RS) / Vinhos Pasquali (RS) / Vinhos Della Mastella (RS) / Vinhos Buffon (RS)

Queijos: Lendário da Generosa (MG) / Cornélia (PR)

Azeite: Capolivo (RS) / Herança do Cerro (RS)

Salame: Beira Mato (MG) / Caravaggio (PR)